Material Didático

Desde a década de 1990, quando entrou em vigor a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a discussão mais importante no Brasil, em termos educacionais, reside na contraposição de dois modelos: o tradicional, com base no conteúdo abstrato, e o contextualizado, com enfoque em aplicações concretas do conteúdo que estejam relacionadas ao dia a dia do aluno. Nossos materiais foram desenvolvidos seguindo uma filosofia pedagógica que foca na contextualização, sem abrir mão do conteúdo, garantindo uma excelente preparação para o ENEM nas séries avançadas, ao mesmo tempo que seguimos as competências e habilidades exigidas pelo MEC.

O material didático da Eleva contempla todas as disciplinas e está dividido em Educação Infantil, com um volume para o Maternal e dois volumes para o Infantil I, II e III; Ensino Fundamental I, com quatro volumes; Ensino Fundamental II, com seis; e Ensino Médio, também com seis volumes. Dentro de cada um deles, a organização dos conteúdos padroniza a divisão dos assuntos nas aulas, além de tornar mais fácil a execução e o acompanhamento do plano de curso atual.

Educação Infantil

A Educação Infantil do Eleva garante uma ação proativa da criança e está organizada respeitando os campos de experiências e os direitos de aprendizagem previstos pela BNCC. Assim, a aprendizagem ocorrerá por meio de um trabalho compartilhado, promovendo o crescimento individual e social dos alunos.

A obra conta com oito projetos na Educação Infantil 4 e 5 anos. Além disso, tem um material complementar na Educação Infantil 5 anos, que traz a pré-alfabetização e noções de matemática.

No livro do professor, há todas as orientações necessárias para a organização didática das aulas. Os projetos propostos são interdisciplinares e contemplam os seguintes eixos de trabalho: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

Entendemos que o aluno não deve apenas aprender a codificar e decodificar as palavras, ou seja, adquirir técnicas de ler e escrever; mas deve se apropriar da escrita sabendo fazer o bom uso dela nas práticas sociais.

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Para que a educação seja plena, é essencial pensar no todo. Em um segmento decisivo como o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é preciso considerar a formação em cada uma das etapas, para que não fiquem lacunas nos segmentos seguintes. Por isso, essa etapa tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança no seu aspecto físico, intelectual e psicológico, bem como no aspecto social.

Dessa forma, acreditamos que os pilares do Fundamental Anos Iniciais, que regem a confecção de todo o nosso material, devem ser cinco: capacidade de leitura e escrita, fluência em raciocínio analítico, apreensão de capital cultural, construção da autonomia e desenvolvimento da socialização. Afinal, uma educação que visa a uma formação completa precisa contemplar aspectos acadêmicos e socioemocionais.

Considerando a pouca vivência de indivíduos nessa faixa etária, a contextualização se faz de forma diferente daquela amplamente trabalhada a partir do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Há a criação de personagens que possuem diferentes personalidades e que vão crescendo e se desenvolvendo de forma paralela ao crescimento dos alunos. Os personagens da “Turma da Eleva” permeiam todas as séries e crescem com os alunos do 1º ao 5º Ano em situações similares às vivenciadas por eles.

Além disso, cada tópico escolhido, dentro de cada disciplina, também procura estabelecer essa conexão. Em Língua Portuguesa, por exemplo, a escolha dos gêneros textuais que vão direcionar o ensino da língua é determinada pelo contato das crianças com esses em seu cotidiano.

O material didático da Eleva valoriza o trabalho educativo em cada disciplina, promove a interdisciplinaridade e a inter-relação dos conteúdos com o cotidiano escolar para o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania.

Ensino Fundamental Anos Finais

O aluno ingressa nos anos finais do Ensino Fundamental em uma faixa etária em que está ávido por novas conquistas. Nessa etapa, nossa preocupação é com o desenvolvimento da capacidade de aprender, do raciocínio matemático e do cálculo, além do conhecimento de mundo em toda sua complexidade. Além disso, é de fundamental importância o pleno domínio da leitura, da escrita e da interpretação textual, que melhora o raciocínio lógico e contribui para a independência e para a autonomia.

De forma geral, buscamos desenvolver com os alunos os conceitos essenciais e as aplicações práticas principais de cada disciplina, aumentando gradativamente o nível de especificidade e criando uma base sólida para o Ensino Médio.

Para conectar ainda mais o conteúdo aprendido à vivência dele – e de acordo com o que há de mais moderno no estudo de linguística – a língua portuguesa é ensinada a partir de gêneros textuais. Em Ciências, ainda temos o box experimentando e, em Matemática, boxes de tratamento de informação.

Não se pode esquecer que, nesse momento da vida do aluno, é preciso privilegiar, também, o desenvolvimento interpessoal e a convivência em grupo, de modo a desenvolver a capacidade de reflexão com vistas à formação do cidadão consciente do futuro.

Ensino Médio e Pré-vestibular

No Ensino Médio, nossa preocupação concentra-se no desenvolvimento integral do jovem, por meio de uma formação ética e autônoma, preparando-o para a continuação dos estudos em níveis mais complexos, como o acesso a cursos superiores nas melhores universidades do país, e para o mundo do trabalho. Por exemplo, disponibilizamos simulados no modelo Enem desde a 1ª Série do Ensino Médio e fazemos associações diretas às competências – e, no caso da 3ª Série do Ensino Médio, também às habilidades – do Enem ao longo do material didático.

Além disso, para complementar os estudos dos pré-vestibulandos, vários módulos da 3ª Série do Ensino Médio vêm acompanhados de QR Codes com videoaulas sobre os assuntos contemplados nos módulos.

Atualmente, como a maioria das universidades públicas utiliza o Enem como meio de acesso ao Ensino Superior, a Eleva Plataforma de Ensino incorporou ao seu material didático uma série de ferramentas que buscam preparar o estudante para esse tipo de avaliação.

Dentro da proposta curricular da Eleva Plataforma de Ensino, os conteúdos são abordados tanto em sala de aula como na interação em diversos espaços de aprendizagem.

Também é nessa etapa que o aluno compreende de forma mais concreta o mundo que o cerca e quer auxiliar não só na busca de soluções, como também na preservação do meio ambiente e na valorização da diversidade sociocultural, adotando posturas de respeito pelos diferentes aspectos e formas do patrimônio étnico e cultural.

Material Complementar - Livro ENEM

Criado em 2015, o Livro do ENEM, comercializado separadamente, é um sucesso nas nossas escolas. O grande diferencial desse material é a forma como ele foi compilado: com base em análise estatística. A Eleva realizou um estudo em cima de todas as questões entre 2009 e 2014 – e levantou os 10 assuntos mais abordados dentro de cada disciplina compilada pelo Exame.

No livro, são abordados 80% de todos os conteúdos já cobrados pelo Enem. E não pensamos apenas nos tópicos que deveriam ser englobados, mas também na melhor forma de passar o conhecimento adiante. Portanto, cada início de capítulo desse material traz textos que motivam o aluno a estudar, e explicam a relevância da matéria, por meio de exemplos que buscam referência na rotina do estudante. O objetivo é ilustrar a importância de cada assunto retratado pelo material, e como ele pode ser útil no dia a dia.