Voltar

Você sabe o que é um Espaço Maker?

01/08/2023

O que é Cultura Maker?

A Cultura ou Movimento Maker parte da ideia do “DIY (Do It Yourself)”, ou “Faça Você Mesmo” — que você já deve ter visto em diferentes tutoriais na internet. Inicialmente, a ideia ficou mais concentrada em laboratórios e na criação de tecnologias. Porém, atualmente, seu conceito já é uma realidade também em muitas escolas.



Em vez de centrar o aprendizado apenas na teoria, os professores podem propor experimentações aos alunos e, desse modo, explorar sua criatividade, raciocínio e planejamento. É uma atividade em que tentativas e erros são permitidos até que o aluno possa acertar.



Os ambientes customizados para a realização de atividades da Cultura Maker, recebem o nome de Espaço Maker, e contribuem ativamente para uma melhor promoção e realização das atividades de inclusão. O fundamento do conceito está na possibilidade de criar um local que seja propício para a reflexão, a resolução de problemas e o aprendizado.



O tipo de ferramenta a ser utilizada vai variar de acordo com a idade dos estudantes. Mas existem possibilidades da tecnologia, como as impressoras 3D, que podem ser aplicar nas mais diversas fases escolares.



Outra abordagem que pode engajar os alunos é o simples ato de criar receitas ou trabalhar com culinária. Por isso, um forno pode ser interessante, caso essa seja a proposta escolar.



Conectar a proposta escolar com o que será aplicado na Cultura Maker é um ponto que precisa ser considerado. Em determinados casos, o artesanato poderá ser encarado como o caminho a ser seguido — sendo necessário reunir uma série de aviamentos para a viabilidade dos projetos.



Em outros, pode-se pensar em computadores que precisem de reparo, permitindo uma conexão com a ideia da sustentabilidade ou mesmo avançando para a gamificação.



Agora você conhece um pouco sobre o Espaço Maker!